Mas Afinal, na Opinião dos Alunos, o Que é Educação Física?: as Representações do Entre o Não Mais e o Ainda Não da Educação Física Escolar no Amapá

Por: Elisane Menezes de Melo e Paulo Magalhães Monard Nascimento.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

A pesquisa objetivou analisar as representações sociais da Educação Física (EF) para alunos de uma escola da Amazônia. O estudo analisou, mediante textos dissertativos, o discurso de 100 crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano de uma escola pública de Ensino Fundamental, do Amapá, sobre “o que é EF?”. Como resultado, percebeu-se o predomínio de 3 (três) tendências diferentes de discursos: 1) EF/esporte tradicional; 2) binômio EF/Saúde e; 3) EF renovada. Os discursos estudados traduziram a real situação da EF na contemporaneidade, no Brasil, revelando uma situação onde existe a clareza dos discursos e práticas a serem negados, mas ainda sem uma proposta discursiva e consolidada que represente, de forma efetiva, o novo argumento legitimador para a EF.
 

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/4946

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.