Matizes da Linguagem e Ressonâncias da Educação Física no Ensino Médio

Por: Denise Grosso da Fonseca, Luan Abel Pereira Pujol, Natacha da Silva Tavares, Roseli Belmonte Machado, Sandro Machado e Viviane Dulius de Lima.

Movimento - v.23 - n.2 - 2017

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Resumo

A inserção da Educação Física na Área das Linguagens tem gerado diversos debates. A partir disto, este estudo se propõe a compreender como os professores de Educação Física e os supervisores escolares do Ensino Médio percebem tal inserção. Para tanto, foi feita uma pesquisa situada numa perspectiva pós-estruturalista, desenvolvida em escolas públicas estaduais de Porto Alegre. Este artigo está organizado em cinco seções que apresentam os rumos investigativos, os documentos legais que balizam a discussão, uma reflexão sobre a linguagem, uma análise da posição dos professores e supervisores e as considerações finais sobre o estudo. As interpretações indicam que os docentes entrevistados parecem evidenciar diferentes percepções sobre o lugar da Educação Física nesse novo desenho curricular. Prevalece a ideia de linguagem como comunicação e expressão, desafiando-nos a refletir sobre as possibilidades de ampliar a discussão no âmbito da formação inicial e continuada de professores.

Endereço: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/68963

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