Matriz Acef9: Matriz de Referência Para Avaliação Cognitiva em Larga Escala dos Conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental (9º Ano)

Por: .

126 páginas. 2014 01/09/2014

Send to Kindle


Resumo

A Educação Física na escola possibilita a contextualização das práticas corporais com temas relacionados aos objetivos de aprendizagem discente nos aspectos físico-esportivos, socioafetivos e cognitivos. No entanto, para este último aspecto há carência de uma matriz de referência para uma avaliação de cunho cognitiva em larga escala que possibilite identificar os conhecimentos dos alunos em relação aos conteúdos da disciplina de Educação Física. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e validar uma matriz de referência para avaliação cognitiva em larga escala dos conteúdos da Educação Física na escola. A matriz foi elaborada com base nos objetivos de aprendizagem dos Parâmetros Curriculares da Educação Física para o Ensino Fundamental. Participaram deste estudo 232 professores e investigadores de Educação Física no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) das 5 regiões do Brasil, sendo 57,3% mestres e doutores e 42,7% graduados e especialistas. Recorreu-se ao uso de um questionário com 38 descritores em escala. Realizamos a análise fatorial exploratória e os resultados indicam que três fatores foram extraídos, a saber: 1) Dimensão Sociocultural das Práticas Corporais; 2) Dimensão Biológico-Funcional da Atividade Física; e 3) Dimensão Técnico-Competitiva dos Esportes. A amostra foi adequada ao estudo (KMO = 0,923, χ² = 7644,440, gl = 703, p ≤ 0,001), obteve satisfatória variância total explicada (57,2%) e a consistência interna dos descritores nestas três dimensões situou-se acima de 0,90, atestando a precisão dos resultados. Consideramos que a matriz de referência é adequada para fornecer aos professores e pesquisadores indicativos de dimensões dos conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental, que podem ser avaliados cognitivamente em larga escala.

Endereço: http://www.teses.ufc.br/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.