Maturação, Antropometria, Composição Corporal e Desempenho Físico de Praticantes de Judô do Município de Marechal Cândido Rondon - Pr

Por: Edilson Hobold e Vitor Henrique Vassoler.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.16 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

A adolescência é uma fase da vida de importantes alterações físicas e maturacionais, sendo que sujeitos de mesma idade cronológica, porém em um estágio de maturação mais avançado, podem apresentar vantagens esportivas em função do maior ganho de força e aumento da massa muscular. O objetivo desta pesquisa foi investigar a maturação somática através do Pico de Velocidade de Crescimento em praticantes de judô do sexo masculino de 10 a 17 anos de idade do município de Marechal Cândido Rondon (PR). Participaram deste estudo 35 judocas escolhidos por conveniência. A avaliação envolveu a antropometria, composição corporal, aptidão física e um teste específico para o Judô. Para a criação do banco de dados e a realização das análises estatísticas foi utilizado o programa SPSS for Windows® - v. 15.0. Os resultados mostraram que o PVC ocorreu aos 13,83 anos. As variáveis antropométricas de massa corporal, estatura e altura tronco-cefálica apresentaram um crescimento linear constante conforme o avanço da maturação somática. Em relação às variáveis de composição corporal, verificou-se que com o avanço da fase maturacional o percentual de gordura teve uma queda constante nos valores. Por sua vez, a massa corporal magra apresentou um crescimento linear. Em relação às variáveis de desempenho físico, os testes de força explosiva de membros inferiores, resistência abdominal, velocidade, força/resistência de membros superiores e flexibilidade tiveram um crescimento linear, principalmente a partir da chegada do PVC, já o teste específico da modalidade obteve seu melhor índice com o grupo Pós-PVC. Baseado nos resultados concluiu-se que, para a presente amostra, o PVC apresentou uma tendência de influência no crescimento físico, na composição corporal e no desempenho físico na maioria dos testes à que os judocas foram submetido.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/19582

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.