Maturação Sexual em Escolares de Baixo Nível Socioeconômico da Cidade de Rio Branco-ac

Por: Carlos Roberto Teixeira Ferreira, Edson dos Santos Farias, Gil Guerra-júnior, Marcel Bahia Lanza e Wellington Roberto Gomes de Carvalho.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.8 - n.3 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a maturação sexual de escolares do sexo feminino em uma escola pública da cidade de Rio Branco (AC). Trata-se de um estudo longitudinal por três anos consecutivos (2003 a 2005), com um grupo de meninas que em 2003 cursavam a 5ª ou 6ª série do Ensino Fundamental II em Rio Branco (AC). O método proposto por Marshall e Tanner para avaliação de mamas e de pêlos pubianos. A idade da menarca foi obtida prospectivamente. A classificação da maturação sexual foi feita de acordo com Vitalle et al. (inserir data). O estado nutricional foi avaliado pelo índice de massa corporal de acordo com o critério do NCHS e a avaliação socioeconômica pelas normas da ABEP (2003). Das 44 meninas que completaram o estudo, 39 (89%) pertenciam ao nível socioeconômico médio-baixo ou pobre; e 30 (68%) em 2003 e 21 (48%) em 2005 estavam desnutridas. Em 2003, 35 (79%) estavam em estadio inicial de desenvolvimento puberal e apenas 8 (18%) haviam apresentado menarca, enquanto que em 2005, 39 (89%) estavam em estadio avançado ou completo de desenvolvimento e 37 (84%) apresentavam maturação. A média da idade da menarca foi de 12,7 + 0,7 anos. Conclui-se que esta amostra de meninas de escola pública da região Norte do Brasil, a idade da menarca foi compatível com os dados descritos na literatura nacional e internacional. A antecipação da puberdade descrita em alguns estudos mais recentes, não foi observada, provavelmente, devido ao nível socioeconômico baixo e ao padrão nutricional com a ausência de obesidade.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/3909

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.