Máximo Estado Estável de Lactato Estimado Por Diferentes Métodos de Determinação do limiar anaeróbio

Por: Kristopher Mendes de Souza, Luiz Guilherme Antonacci Guglielmo, , Rubens José Babel Junior, Talita Grossl e Vitor Pereira Costa.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.14 - n.3 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi determinar e comparar o limiar anaeróbio (LAn) obtido por quatro diferentes métodos com o máximo estado estável de lactato (MLSS) em corredores de endurance. Nove corredores moderadamente treinados realizaram, em diferentes dias, os seguintes testes: um teste incremental máximo para determinação do consumo máximo de oxigênio (VO2max), velocidade correspondente ao VO2max (vVO-2max) e resposta do lactato sanguíneo e; dois a cinco testes de intensidade constante, com 30 min de duração, para determinação do MLSS. A partir do teste incremental, foram utilizados quatro métodos de determinação do LAn: LAn1 - velocidade correspondente a [La] fixa de 3,5 mmol.L-1; LAn2 - velocidade referente a [La] do menor equivalente [La]-velocidade somado com 1,5 mmol.L-1; LAn3 - velocidade correspondente ao Dmax; LAn4 - velocidade anterior ao segundo incremento consecutivo de [La] maior que 0,5 mmol.L-1. Não existiram diferenças significativas entre o MLSS e o LAn determinado pelos quatro métodos estudados. Entretanto, a analise de Bland-Altman expressou a extensão da discordância entre as variáveis quando os sujeitos foram analisados individualmente. Houve correlações significativas entre MLSS e LAn1 (r = 0,68; p = 0,04) e entre MLSS e o LAn2 (r = 0,79; p = 0,01). Assim, apesar de não haver diferença significativa entre os métodos de determinação do LAn com o MLSS, deve-se ter cautela para utiliza-los de forma intercambiável.


 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2012v14n3p264

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.