Resumo

Introdução: As Atividades Físicas de Aventura na Natureza (AFAN ́s) se caracterizam como um instrumento pedagógico de suma importância no processo de ensino-aprendizagem da formação inicial em Educação Física. Objetivo: o objetivo deste estudo consistiu em relatar como as experiências pedagógicas ofertadas nos respectivos componentes curriculares têm despertado nos discentes, o interesse pela aquisição de conhecimentos específicos sobre as AFAN ́s na perspectiva de ofertá-las a um público alvo em potencial enquanto prestação de serviço e/ou complemento de outras atividades físicas por eles ministradas (musculação, treinamento funcional, etc). Metodologia: tratou-se de um estudo exploratório-descritivo realizado entre os anos de 2015 e 2016, com descrição qualitativa dos dados. A amostra foi composta por 55 discentes, devidamente matriculados nos referidos componentes curriculares, sendo 27 do sexo feminino e 28 do sexo masculino. Como instrumento desse estudo, foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada, sendo que foram realizadas duas entrevistas com cada participante sendo uma no início de cada componente curricular, e, a outra ao final do ano letivo. Resultados: Os dados analisados foram agrupados em três grupos de análise. No Bloco 1 concentraram-se 27% dos discentes entrevistados que fazem parte do grupo que não demonstrou quaisquer intenção de trabalhar posteriormente com as AFAN ́s, muito menos se tornar um adepto dessas atividades. No Bloco 2 concentraram-se 70,5% dos discentes entrevistados que representam o grupo que demonstrou interesse em apenas se tornar adepto da prática dessas atividades, porém sem intenção de trabalhar com as AFAN ́s. Por fim, o Bloco 3 contemplou 2,5 % dos discentes entrevistados que representam o grupo de interesse real em trabalhar com as AFAN ́s, sejam como prestação de serviço, sejam como atividades complementares aos seus espaços de intervenção profissional, como por exemplo, academias, projetos esportivos, espaços de lazer, clubes, etc. Considerações Finais: Contudo, conclui-se que a mediação do conhecimento sobre as atividades de aventura na natureza, vem se tornando um instrumento didático-pedagógico na formação inicial em Educação Física e que vêm possibilitando um acréscimo no número de adeptos à essas atividades, bem como, de profissionais de Educação Física envolvidos diretamente com as AFAN ́s.