Mediação Pedagógica no Chat: Desafios de Um Programa de Formação Continuada de Educadores e Coordenadores Pedagógicos na área de Educação Física

Por: Isabel Porto Filgueiras e Ronê Paiano.

Trilha Digital - v.1 - n.1 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Neste estudo, foram analisados, de forma descritiva, seis chats de um dos grupos de um programa de formação continuada de educadores e coordenadores pedagógicos em Educação Física. A análise dos dados indica que o tutor realizou mediações coerentes com a concepção pedagógica adotada no curso. As funções de tutoria utilizadas com maior frequência no chat foram: pedagógica, gerencial e social. Não houve demandas significativas para mediações de caráter técnico. O chat mostrou ser uma ferramenta produtiva para o grupo de cursistas, especialmente porque possibilitava a troca de experiências sobre o projeto desenvolvido nas escolas nas quais atuavam. Os principais desafios enfrentados pelo tutor foram: acolher as inquietações da prática profissional dos educadores e relacioná-las aos conceitos do curso.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/5576

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.