Mediação Semiótica e Jogo na Perspectiva Histórico-cultural em Educação Física Escolar

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356 páginas. 2018 00/00/0000

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Resumo

A presente pesquisa busca investigar de que modo um trabalho de mediação semiótica no âmbito da área de conhecimento Jogo, possibilita a produção de conhecimentos sobre o tema por crianças de um 3º ano do Ensino Fundamental em aulas de Educação Física. Para tanto, elencamos o seguinte objetivo principal: investigar o processo de mediação semiótica do professor na prática pedagógica com o Jogo, no âmbito da Educação Física escolar, e como esse processo possibilita a produção de conhecimentos pelas crianças. À vista disso, nessa pesquisa de abordagem qualitativa, tomamos como base uma análise sobre a nossa própria prática pedagógica como professor-pesquisador em aulas de Educação Física escolar no Ensino Fundamental I. Desenvolvemos todo o estudo numa escola pública municipal de zona rural, de um município do interior de Minas Gerais, tendo como sujeitos da pesquisa 17 crianças de um 3º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 8 e 10 anos. Os dados foram produzidos mediante o diário de campo do professor-pesquisador. No que concerne especificamente ao procedimento de análise dos dados, fundamentamo-nos nos preceitos teóricos da "Análise de Conteúdo" de Bardin (1977) e, para tal, assumimos então uma análise inferencial-interpretativa no bojo de quatro Unidades de Análise (e suas respectivas categorias de análise). Em outros termos, realizamos esse tipo de análise por via de uma interpretação dos dados produzidos e organizados no Diário de Campo. No mais, as nossas análises nos permitiram inferir que a nossa mediação semiótica, no contexto da proposta didático-metodológica delineada, ensejou a exploração das potencialidades e possibilidades pedagógicas da área de conhecimento Jogo, como também, propiciou uma sistematização quanto aos conhecimentos relativos ao Jogo que podem ser desenvolvidos na Educação Física escolar. De resto, analisamos que a nossa mediação semiótica na problematização, na socialização de ideias, na comunicação, na inter-relação de saberes, na resolução de situações-problema de jogo, basilarmente, ocasionou condições favoráveis ao ensino, ao aprendizado, ao desenvolvimento e à produção de conhecimentos sobre Jogo pelas crianças. Como resultado, enriquecendo os conhecimentos referentes à área da Educação Física escolar

Endereço: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/332964

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