Medida da Atividade Física de Crianças: o Que Professores de Educação Física Têm a nos Dizer?

Por: Camilie Pacheco Schmoelz, Filipe Ferreira da Costa, Maria Alice Altenburg de Assis, Marilyn Gonçalves F. Kuntz e Vanessa Fernandes Davies.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.17 - n.4 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Este estudo objetivou obter informações sobre o padrão de atividade física de escolares de sete a dez anos para subsidiar o desenvolvimento de um instrumento baseado em web, destinado a monitorar este comportamento com o uso do computador. Foram realizados seis grupos focais com professores de Educação Física (n = 37). As transcrições foram submetidas à análise qualitativa utilizando uma matriz temática que permitiu a identifi cação de três categorias: padrões de atividade física dos escolares; limitações do instrumento na versão papel e lápis (Questionário de Atividade Física do Dia Anterior); sugestões de melhorias para o instrumento baseado em web. As principais contribuições para o desenho do instrumento foram: o aumento do número de atividades representadas; inclusão de atividades sedentárias; segmentação do dia para auxiliar a recuperação das informações; melhoria da qualidade gráfi ca dos desenhos. As informações obtidas permitiram estabelecer as características necessárias para o instrumento proposto, contribuindo para o alcance de maiores níveis de validade de conteúdo e de processo de resposta.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/550.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.