Megaeventos Esportivos: Algumas Contribuições e Reflexões Para os Estudos Comunicacionais Sobre os Legados da Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Por: .

XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Neste artigo vamos refletir sobre a natureza comunicacional dos megaeventos esportivos. A partir de teorias sobre esse tema, desenvolvidas na área de turismo e da comunicação, vamos conceituar essas atividades no que se refere à mediação entre o esporte e seus públicos. Enquanto produção midiática, os megaeventos esportivos são agentes da globalização e do capital e promovem a midiatização das imagens esportivas, para além até da própria natureza do esporte. Para ilustrar essa ideia, trabalharemos com exemplos da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, como forma de abordar essa inversão entre o esporte e as práticas do espetáculo esportivo. Consta-se, ao fim que, mais que o esporte, os megaeventos esportivos estão comprometidos é com a sociedade de consumo.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2014/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.