Meio Ambiente e Brincar – os Saberes dos Professores de Educação Física Escolar

Por: Alexandre Magno Guimarães.

2012 01/11/2012

Send to Kindle


Resumo

A humanidade, durante toda a sua existência, enfrenta diversos momentos de crise. A crise advinda das mudanças ocorridas no meio ambiente tem se tornado foco de debates e pesquisas envolvendo diferentes áreas científicas. Essas mudanças sejam elas nos âmbitos social, político, urbano, cultural, econômico, ou em outros, afetam diretamente a humanidade, pois, essa relação homem e meio ambiente está presente desde a sua existência. Pensar essas alterações na área educacional se faz necessário, considerando que elas ocorrem de forma intensa, principalmente na área tecnológica. A presente dissertação tem como objetivos identificar as ideias dos professores de Educação Física escolar em relação ao meio ambiente e ao brincar; refletir sobre a influência das alterações ambientais no brincar. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativa, a partir da abordagem da análise de conteúdo denominada Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado construída por Moreira, Porto e Simões (2005). A concepção de meio ambiente apresentada pelos sujeitos da pesquisa mostrou uma mudança de atitude e do olhar sobre o tema, considerando o tema em sua amplitude e complexidade, o mesmo sobre o brincar e a formação profissional, confirmando por meio dos dizeres dos sujeitos entrevistados a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança e do adolescente. A importante tarefa dos professores de Educação Física apresentada é poder se utilizar do brincar como meio de apreensão de conhecimentos e desenvolvimento humano e da inserção do tema meio ambiente nas aulas com a finalidade de gerar reflexões por parte dos alunos sobre assuntos que perpassam a sociedade da qual ele está inserido.

Endereço: http://www.uftm.edu.br/paginas/curso/cod/1428/area/PROGRAMA+DE+POS-GRADUACAO+EM+EDUCACAO+FISICA/t/DISSERTACOES+DEFENDIDAS

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.