Meio Ambiente Como Tema Transversal: Refletindo Sobre o Material Reciclado e Sua Utilização nas Aulas de Educação Física

Por: Allan Anderson Medeiros, Carlos Eduardo Lopes da Silva, e .

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

A educação física, alinhada às necessidades sociais e, com isso, também aos PCN's, passou a pensar não somente no desenvolvimento motor dos alunos, mas principalmente na percepção de corpo e no desenvolvimento crítico e reflexivo desses alunos. Assim, o presente trabalho buscou discutir o tema transversal Meio Ambiente e a sua inclusão nas aulas de educação física. O trabalho foi realizado com alunos do 5º período da licenciatura em Educação Física e, para o desenvolvimento da atividade, foi solicitado aos alunos que trouxessem materiais reciclados para aula. A partir disso, os alunos tiveram que criar jogos e brinquedos que pudessem ser utilizados por crianças do Ensino Infantil. Após a confecção dos brinquedos houve uma discussão abrangendo as principais dificuldades em se trabalhar com tema em sala de aula, chegando a conclusão de que a intenção não é defender uma educação física voltada exclusivamente para a formação de agentes ambientais, mas como previsto nos PCN’s, tornar as pessoas conscientes ambientalmente por meio da educação física

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/4850

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.