Resumo

Introdução: O processo de urbanização das cidades fez com que as pessoas perdessem ao longo dos anos o contato com a natureza. Logo as pessoas passaram a buscar novas estratégias para fugir do mundo urbano e assim retornar, mesmo que momentaneamente, a natureza. Neste contexto estão inseridos os esportes na natureza e de aventura, cuja prática vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Estes esportes, que vão desde uma simples trilha até uma complexa escalada, possuem diversos significados para seus praticantes como: uma simples fuga do ambiente urbano, um estilo de vida, um momento de fruição, contemplar a beleza da natureza. Estes esportes se configuram enquanto fenômeno social moderno, que não se restringem as técnicas corporais, na qual a natureza tem um papel determinante e é assentado na proeza física, possuindo uma série de binômios. Uma das, se não a grande, dificuldades encontradas para a prática consciente de tais esportes é como realizar tais práticas em harmonia com o meio ambiente, sem destruí-lo ou deixar suas marcas. Em geral associa-se a produção de lixo a degradação ambiental, entretanto sabe-se que este não é o único fator de impacto ambiental. Objetivo: O objetivo geral deste estudo é interpretar o significado do campo esportivo das atividades de aventura na natureza dentro da Educação Física e sua interface com a questão ambiental. Metodologia: O estudo teve como metodologia adotada revisão bibliográfica. Conclusão: Todo praticante dos esportes de aventura e na natureza são, portanto, responsáveis pela conservação do meio ambiente, uma vez que ao praticar tais atividades deve estar consciente tanto dos riscos que estas oferecem quanto da necessidade de se criar uma alternativa ao modelo de desenvolvimento consumista, avassalador e insustentável que vigora no mundo. A educação tem então um papel fundamental quando se busca uma nova forma de pensar, agir e de se relacionar com o meio ambiente, garantindo a sustentabilidade ecológica. A escola deve contribuir para a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente, e capazes de atitudes de proteção e melhoria em relação a ele. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) no que toca a disciplina Educação Física existe a preocupação como tema transversal as questões ambientais.

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