Meio Ambiente em Situações de Prática de Atividades Físicas em Instituições de Educação Infantil e Auto-eficácia: Uma Proposta de Estudo

Por: Tércio Alves do Nascimento.

2013 30/08/2013

Send to Kindle


Resumo

As crianças estão ingressando cada vez mais cedo nas escolas e atividades físicas podem contribuir com o desenvolvimento psico-social das crianças mas pouco se sabe sobre as oportunidades de desenvolvimento que estas instituições oferecem aos pequeninos. Assim este estudo teve como objetivo observar aspectos psico-sociais durante a prática de atividades físicas, ressaltando-se a ocorrência de traços de auto-eficácia. Participaram do estudo13 profissionais que atuam em escolas infantis da rede municipal de ensino de uma cidade do interior de São Paulo e suas respectivas crianças (208) com idade entre dois a seis anos.Foi solicitado a tais profissionais que realizassem atividades cotidianas com as crianças e estas foram gravadas durante 20 minutos, com duas câmeras filmadoras; as imagens foram analisadas quadro a quadro, com uso do software Pinacle e Studio Movie Box, descrevendo-se as atividades realizadas, inter-relações pessoais, recursos, disposições e traços de auto-eficácia, manifestados pelas crianças. Verificou-se que ocorreram inter-relações pessoais através de contato físico e conversas, disposições geradoras de curiosidade, iniciativa e envolvimento, disposições disruptivas de falta de interesse e desatenção e traços de auto-eficácia de iniciativa, persistência e confiança. Infere-se que a auto-eficácia é um elemento que advêm das relações estabelecidas com o meio ambiente, influenciando e sendo influenciada por elas, atuando diretamente no processo de desenvolvimento da criança.

Endereço: https://www.unimep.br/phpg/bibdig/aluno/visualiza.php?cod=1149

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.