Resumo

Introdução

As atividades laborais têm ocupado cada vez mais tempo no cotidiano da população, tornando os indivíduos menos ativos fisicamente. Uma estratégia do mercado de trabalho é investir em programas de exercícios físicos no próprio ambiente de trabalho visando melhorar os aspectos físicos e cognitivos desses colaboradores.

Objetivos

Verificar os efeitos de um programa de exercícios físicos no ambiente de trabalho sobre o tempo de reação simples e de escolha em servidores públicos de uma universidade.

Métodos

Vinte e seis sujeitos de ambos os sexos e fisicamente inativos, com idade média de 29,62±6,47 anos, foram submetidos a um programa de 36 sessões com exercícios físicos no ambiente de trabalho, distribuídas em três vezes por semana durante doze semanas. Foram avaliados, antes e após a intervenção, o tempo de reação simples (TRS) e o tempo de reação de escolha (TRE) através do Vienna Test System®. Os resultados foram apresentados em: I) tempo de reação, II) tempo de movimento e III) tempo de resposta. As análises estatísticas descritivas e inferenciais foram realizadas utilizando-se o programa estatístico SPSS® (versão 21.0 para Windows), com grau de significância de 5%.

Resultados

Ao observar as variáveis do TRS e TRE antes e após o experimento, verificou-se no grupo experimental melhora no tempo de reação, tempo de movimento e tempo de resposta, o que não ocorreu no grupo controle.

Conclusão

O programa de exercícios físicos no ambiente de trabalho foi capaz de reduzir o TRS e TRE do grupo experimental. Nível de evidência I; estudo clínico randomizado.

Acessar