Resumo

Introdução

As características peculiares da patinação de velocidade em pista curta devem ser integradas na psicologia das competições; considera-se que os atletas de elite engajados nesta modalidade especial devem ter boa condição psíquica.

Objetivo

Investigar o poder explosivo das patinadoras de patinação de velocidade em pista curta.

Métodos

10 atletas-chave da equipe nacional de patinação de velocidade em pista curta foram selecionadas, o poder explosivo foi testado por teste T, teste hexagonal e teste de sensibilidade pro. A análise dos dados foi realizada utilizando um teste t de amostra independente, as diferenças nos resultados dos indicadores de teste relacionados entre os grupos foram analisadas, e foi utilizada a análise de medidas repetidas de variação.

Resultados

Durante a fase de pontapé explosivo, a velocidade da extensão do joelho aumentou linearmente de 210°/S para 600°/S, e a velocidade da extensão do quadril aumentou linearmente de 200°/S para 400°/S.

Conclusão

O desenvolvimento da força do grupo muscular e do poder explosivo durante o treinamento muitas vezes apresenta diferenças no grau de contração, o que está relacionado com a disposição dos métodos de treinamento. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Acessar