Melhoria Técnica da Volta Livre Profunda em Nadadores Entre 11-12 Anos

Por: Mario René Vaca García e Rosa Liliana Quasqui Pupiales.

Lecturas en Educación Física y Deportes - v.22 - n.238 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Introdução: O fortalecimento de modelos ou padrões técnicos permite a eficiência máxima que influencia o desempenho esportivo. Objetivo: Aplicar exercícios específicos para melhorar a técnica de retorno profundo do estilo livre, correlacionados se o aprimoramento da técnica mencionada influenciar a velocidade de deslocamento na água. Métodos: A população de nadadores do ESNAN Swimming Club (20 sujeitos do sexo masculino entre 11 e 12 anos) é estudada. Um grupo de exercícios selecionados foi aplicado por seis meses (junho a novembro de 2017), aplicando um teste técnico observacional avaliando seis indicadores técnicos antes e após a implementação dos exercícios, também foi realizada uma avaliação do tempo usado para concluir um teste de 100 metros Estilo livre em cada mês estudado. Resultados: A pontuação que avalia a técnica esportiva estudada (Pré-teste: 1,5; Pós-teste: 2,7) no teste final foi aumentada, sendo significativamente diferente (p = 0,000), reduzindo significativamente o tempo necessário para completar o teste de velocidade em 100 metros de natação livre (p = 0,000). O momento r de Pearson corroborou uma influência negativa significativa entre a pontuação obtida na técnica de rega profunda com o tempo gasto pelos nadadores para concluir o teste de velocidade de nado livre de 100 metros (r = -0,806419105). que aumenta à medida que a pontuação obtida na técnica de curva profunda aumenta (Pós-teste: 2,7) ar = -0,888494065. Conclusões: A estratégia melhorou significativamente a velocidade de deslocamento na água do nadador em estudo.

Endereço: https://www.efdeportes.com/index.php/EFDeportes/article/view/294

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.