Memória do Esporte: o Grêmio Recreativo dos Empregados da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e as Atividades Esportivas no Município de Rio Claro-SP

Por: A. V. Netto, D. A. C. F. Hunger e S. Souza Neto.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

Send to Kindle


Resumo

Embora haja significativa produção acadêmica referente à história social e política do Município de Rio Claro há uma evidente lacuna quando se busca estudos relacionados a prática esportiva e sua memória. O Município de Rio Claro tem em sua história evidente dependência da produção fabril no desenvolvimento de sua sociedade urbana. Dentro deste contexto a Companhia Paulista de Estradas de Ferro foi presença histórica marcante nos Municípios por onde seus trilhos passaram e estabeleceram estações e oficinas. Em Rio Claro, a empresa, além de instalar sua malha ferroviária também implantou suas oficinas de máquinas e vagões. Como forma de ampliar seus interesses de organização do trabalho a empresa incentivou e apoiou seus funcionários na fundação de um clube recreativo, para que toda "família ferroviária" pudesse se encontrar no tempo livre, desde o trabalhador menos graduado até os chefes da seção, sem distinção de qualquer natureza, o que ajudaria na construção de uma unidade fabril de relacionamento. No âmbito desse processo foi fundado o Grêmio Recreativo dos Empregados da Companhia Paulista de Estradas de Ferro tendo como finalidade atender ao tempo livre dos ferroviários. Entretanto, ao longo dos anos o clube vai sendo descoberto pela população do Município e fazendo parte do dia a dia de Rio Claro. O presente estudo tem o objetivo de resgatar a memória do esporte do Município de Rio Claro a partir de sua relação com o Grêmio Recreativo dos Empregados da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Como procedimento metodológico adotou-se a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratório, tendo como técnica de coleta de dados a fonte documental e a fonte oral. As entrevistas semiestruturadas e dirigidas foram realizadas com seis participantes, escolhidos por conveniência, seguindo o critério de ser ferroviário aposentado e pertencer ao quadro de associados do clube. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas através da técnica de Análise de Conteúdo. A partir das informações coletadas pudemos constatar que o Grêmio Recreativo dos Empregados da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, fundado em 05 de Agosto de 1896, teve significativa importância no desenvolvimento das atividades esportivas no Município de Rio Claro, seja por proporcionar ao longo de sua história um espaço adequado para a prática esportiva ou ainda fomentando competições esportivas na cidade.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.