Memória, Formação e Docência: Histórias de Professoras da Educação Física da Educação Infantil

Por: Daienne Gonçalves.

95 páginas. 2017 29/06/2017

Send to Kindle


Resumo

A presente dissertação, organizada a partir de dois artigos (conforme o formato alternativo do PPGEF/UFSC), objetivou investigar a memória no âmbito da formação e da (re)construção da identidade docente em articulação com a reflexão biográfica e autobiográfica. Para tanto, foram realizados dois trajetos teórico-metodológicos, que se entrelaçam, e que consideram a memória como uma possibilidade de compreensão social a partir de especificidades de indivíduos singulares, sempre associadas à representações coletivas. O primeiro deles se direcionou para o outro que narra e os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com duas professoras de Educação Física que se encontram em momentos distintos e distantes temporalmente de atuação profissional na Educação Infantil. O segundo trajeto ocupou-se da narrativa do si mesmo a partir de um conjunto diversificado e fragmentado de fontes autobiográficas, que remexe as memórias do passado e do presente atribuindo-lhes uma nova forma, com o propósito de refletir sobre a formação (inclusive no âmbito da pós-graduação) e sobre a (re)construção da identidade docente. 

Endereço: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/183623

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.