Memória Oriental das Artes Marciais em Solo Brasileiro (resenha)

Por: Natanael Vaz Sampaio Júnior.

Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-graduados em História - n.49 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Resenha de:

Livro: MARTA, Felipe Eduardo Ferreira. A memória das lutas: as artes marciais e sua presença na cultura corporal de São Paulo – São Paulo: EDUC, 2010. 254 p

O processo de rememoração é algo que nos fascina e provoca uma admirável sensibilidade. A memória é algo que não se permite repousar nos interstícios do pensamento, tão pouco, nas profundezas da imaginação, é algo que deseja ser despertado, como salienta Carmen Lúcia Soares no prefácio deste livro. Ao abordar questões inerentes às artes marciais orientais na cidade de São Paulo, Felipe Eduardo Ferreira Marta utiliza um conjunto de fontes ancoradas nas memórias dos antigos Mestres oriundos de países do oriente. Assim, nasceu uma belíssima obra pautada nas memórias desses Mestres, que não se apresentam trancadas em si mesmas, mas como um conjunto de histórias de vida que uma vez partilhadas e colocadas em contraste com outras fontes (documentos de época, jornais e revistas), permitem vislumbrar os caminhos percorridos por estes mestres em São Paulo, no decurso de seu processo imigratório.

Endereço: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/19328/15535

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.