Memória Viva: a História de Vida de Professoras Aposentadas Como Contributo ? História Pedagógica da Educação Física.

Por: Isa Beatriz de Campos.

V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

A importância da história oral está relacionada à contribuição desta na formação realista da História, a qual é escrita através da junção da fragmentos de histórias de vida. Em Educação Física o uso da história de vida como procedimento de pesquisa é fato recente. Este trabalho procura analisar a influência da vida particular de quatro professoras, em suas carreiras profissionais, objetivando contribuir para o entendimento da prática pedagógica de tais professoras. A metodologia empregada foi a história de vida (NOVOA, 1992). Foram entrevistadas quatro professoras aposentadas que atuaram no magistério público e particular de duas cidades do interior do estado de São Paulo. Os resultados preliminares indicam que: 1) houve forte influência da família na escolha profissional das professoras; 2) por problemas familiares, as mesmas deixaram, algumas vezes, de freqüentar cursos de aperfeiçoamento; 3) o trabalho de professora contribuiu como um recurso financeiro para o sustento familiar; 4) a profissão influenciou igualmente na formação dos filhos.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.