Memórias das Trajetórias e Desafios no Cinquentenário do CEFD/UFSM

Por: e Maria Cecília da Silva Camargo.

304 páginas. Unijuí. 2020

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Sobre a Obra

No dia 14 de maio de 2020 o Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM) completou 50 anos de história marcada por uma relevante contribuição para a nossa sociedade. Uma unidade da UFSM, primeira instituição federal do interior de nosso país, que desde sua primeira década de existência mostrou que não estava sendo constituída somente para atender a uma demanda social. Criada no período do regime militar, teve forte apoio desse segmento para sua concepção, estando na figura de um militar o responsável por sua idealização, o coronel Milo Darci Aita com o apoio do professor José Mariano da Rocha Filho, responsável pela fundação e instalação da UFSM em 1960. Ambos realizaram um grande esforço junto ao governo federal para a criação de nosso Centro e tornaram-se fundamentais neste processo. Considerando as limitações teóricas e o contexto histórico, muito provavelmente, a concepção inicial não estava atrelada ao fato de viabilizar o acesso a um bem cultural das práticas corporais, mas sim ao propósito de que as manifestações esportivas pudessem afastar a juventude do entendimento social mais ampliado, mais pontualmente, da política e que seus corpos pudessem ser mantidos no controle.

Sumário

título página
Prefácio 11
Apresentação 15
Linha do Tempo do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria 25
Na Voz de Ingrid Marianne Baecker, a História de Uma Docente da Educação Física Brasileira 45
A Trajetória da Revista Kinesis no CEFD/UFSM. Uma História em Dois Tempos 71
Trajetória da Pós-graduação do CEFD/UFSM. Contribuições à Educação Física Brasileira, Percalços e Desafios 87
O Handebol Masculino e o CEFD/UFSM: Protagonismo e Entrecruzamentos 119
A Construção Histórica do CEFD/UFSM em Bracht, Kunz e Taffarel 137
Memórias, Vivências e Aprendizados: a Trajetória da Pós-graduação do CEFD/UFSM na Perspectiva de Professores 181
Desafios e Contribuições do CEFD/UFSM Para o Debate das Políticas Públicas de Esporte e Lazer 202
Educação Física Inclusiva e Formação Profissional: a Trajetória do Cefd/ufsm e Naeefa 237
A Relação Entre as Ciências Sociais e as Ciências Naturais na Formação em Educação Física do CEFD/UFSM 265
O PIBIB Como Política Pública de Educação:contribuições do Subprojeto Educação Física do CEFD/UFSM ao Longo dos Anos 279

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