Resumo

A presente dissertação tem como objetivo, contribuir para reflexão de problemas postos pelo meio sócio-político-cultural, através de um recorte específico, advindo do vasto e complexo mundo da capoeira. A intenção principal desta pesquisa é a busca das representações sociais, assim como, os possíveis sentidos e significados atribuídos à palavra "mestre" na capoeira junto à comunidade capoeirana dePernambuco. Encaramos a reflexão e sistematização do conhecimento como um processo histórico que transcende uma simples sucessão de fatos. Para tanto, trataremos os sujeitos envolvidos nesse processo: homens, mulheres, crianças, negros,brancos e índios, com os quais convivemos ao longo do processo de construção desta investigação, como agentes integrantes, participantes e co-autores desta pesquisa de pós-graduação em nível de mestrado. Neste processo de produção do conhecimento buscamos, fundamentalmente, captar as representações dos mestres de capoeira, no intento de, identificar elementos empíricos que nos ajudem a investigar, criticamente, as posturas e o papel desses mestres, no âmbito da construção desses saberes na vida cotidiana das rodas de capoeira pernambucana. Portanto, pensamos que é de suma importância, enveredar por essa questão ainda pouco investigada, a luz do que pensam, dizem e fazem os mestres, considerando a postura e papel sócio-político-pedagógico e cultural que estes assumem na construção de suas práticas pedagógicas. Diante do apresentado, pretendemos refletir criticamente sobre essa problemática, ainda carregada de mitos e questionamentos, os quais se situam na tensão entre os âmbitos formal e nãoformal da Educação. A qual se impõe, a nosso ver, levantando elementos para um salto qualitativo na intervenção pedagógica nos âmbitos já mencionados.

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