Resumo

Ontem (21/11/2018), foi lançado documentário sobre Mestre Patinho, direção de Alberto Greciano Merino e produção de Bruno Ferreira, dentro do Festival de Filmes “Maranhão na Tela”: O filme DIVINO PATO (2018, documentário, 27 minutos), dirigido por Alberto Greciano e produzido por Bruno Ferreira será exibido hoje (quarta-feira, dia 21/11) pela programação do Maranhão na Tela. As sessões acontecem no Kinoplex Golden, no Calhau às 16h30 e 21h30.

Não percam a oportunidade de ver este documentário sobre o ícone da capoeiragem maranhense na telona do cinema! Agradecimentos especiais ao Centro Cultural Mestre Patinho e FAPEMA que viabilizaram o Projeto de Patrimônio Imaterial que desenvolvemos este ano no Museu Histórico do Maranhão. Certamente baseado em sua tese de doutorado, defendido na Universidade Autônoma de Barcelona, em 20151 . Poucas pessoas no lançamento dessa obra magnífica!!! A maioria, para assistir ao filme que se lhe seguiu, produtores, diretor, atores... Da Capoeira, identifiquei umas poucas pessoas: Nelsinho, o filho de Patinho e uma acompanhante, e eu. E só... Depois da apresentação, seguiu-se uma discussão, em torno de um cafezinho, já na praça de alimentação...

Conversamos sobre a ancestralidade da capoeiragem maranhense – Capoeiragem tradicional maranhense2 – e a participação de Sapo e Pato Rouco no ressurgimento da capoeira em São Luís, na década de 60.  

Arquivo