Mens Fervida In Corpore Lacertoso? As Atitudes dos Atletas Olímpicos Brasileiros Frente Ao Olimpismo.

Por: .

137 páginas. 1998 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

As recomendações do Congresso Olímpico de 1994, apontam para a atribuição aos atletas de um papel mais substantivo na direção do Movimento Olímpico Internacional. Contudo, são escassos os estudos que se dediquem a tematizar seus valores, concepções e atitudes a respeito do Olimpismo em seus múltiplos aspectos. O objetivo deste estudo foi identificar as atitudes dos atletas brasileiros que participaram dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em relação aos valores proclamados do Olimpismo. Foram definidos como valores a serem testados: 1) o internacionalismo olímpico; 2) o desenvolvimento harmônico físico e intelectual; 3) o fair play. A metodologia escolhida foi a de inquirição. Neste sentido, foi administrado, via postal, um, questionário composto de três escalas de atitudes (Likert) complementadas por questões abertas. 44 indivíduos responderam ao questionário, tendo sido controlados gênero, classe social, modalidade esportiva e resultado em Atlanta. As escalas foram analisadas pelos testes de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney, tendo-se obtido os seguintes resultados. X DPCATEGORIAS ,Internacionalismo 3,45 0,52 ,Harmonia físico-intelecto 3,8 0,8 ,Fair play 3,6 0,62 Foram detectadas diferenças apenas na escala 1 para ‘resultado’ (p = 0,05) e ‘modalidade’ (p = 0,05), e na escala 3 para ‘modalidade’ (p = 0,03). Em uma segunda fase foram realizadas entrevistas guiadas com 4 respondentes com o objetivo de ampliar a compreensão sobre os resultados encontrados. Como conclusão é possível dizer que os atletas tendem a concordar com os valores proclamados do Olimpismo, no entanto, esta concordância é mediatizada pela articulação que fazem entre estes valores e o valor da excelência e a cognição. Novos estudos são necessários para a compreensão dos efeitos de classe social e gênero em relação aos valores proclamados do Olimpismo. Assim como da relação que se sugere existir entre o valor de símbolo dos Jogos e outros valores olímpicos.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=254&listaDetalhes%5B%5D=254&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.