Mensuração da Identificação com Times de Futebol: Evidências de Validade Fatorial e Consistência Interna de Duas Escalas

Por: Alexsandro L. de Andrade, João F. R. Wachelke e Lorine Tavares.

Arquivos Brasileirs de Psicologia - v.60 - n.1 - 2008

Send to Kindle


Resumo

O estudo trata da adaptação, construção e validação de duas medidas de identificação grupal de torcedores de futebol com os times para que torcem, a Escala de Identificação do Torcedor com o Time (EITT) e a Escala de Fanatismo em Torcedores de Futebol (EFTF). As duas medidas foram validadas com uma amostra de 264 participantes que se encontravam em campi universitários, todos torcedores ou simpatizantes de algum time de futebol brasileiro em maior ou menor grau. A análise estatística dos dados aponta que as duas medidas possuem uma única dimensão e seus índices de fidedignidade são satisfatórios. As escalas permitem diferenciar graus de envolvimento de torcedores segundo níveis de identificação. A distribuição das duas medidas é diferente porque os itens da EFTF tratam de aspectos mais extremos de identificação. Discutem-se as características das duas escalas, concluindo-se que ambas são adequadas para uso em estudos sociopsicológicos de identificação grupal.

Endereço: http://seer.psicologia.ufrj.br/index.php/abp/article/view/122/148

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.