Merchandising no Jornalismo Esportivo, Abuso e Lucro

Por: Francisco Welson Ximenes Lima e Maria Cecília Alves Martinez.

XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

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Resumo

Este estudo foi realizado com a finalidade de discutir o merchandising, estratégia do mercado publicitário que está invadindo outra vertente da Comunicação Social: o Jornalismo. Para tanto, foi possível encontrar opiniões de profissionais do mercado comunicacional em livros, artigos e sites na internet e constatou-se que, apesar do uso expressivo, muitos ponderam de forma negativa a utilização dessa tendência misturada à informação. O programa Terceiro Tempo, da TV Record, nos anos 2006 e 2007, é analisado sob o ponto de vista comercial e jornalístico – já que foi a atração de mesa-redonda esportiva que melhor retratou o uso do merchandising. Entretanto, verificou que o jornalista-publicitário Milton Neves é o apresentador de TV que melhor retrata a utilização do merchandising e que o jornalismo esportivo é tratado como lucro certo e está em plano secundário.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/index.htm

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