Mestrados na área de Educação Física no Estado do Rio Grande do Sul: Um Estudo Sobre o Perfil dos Egressos

Por: Helder Madruga de Quadros.

120 páginas. 2012 00/00/0000

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Resumo

A pós-graduação, em seu sentido estrito no Brasil, nas últimas décadas, vem se constituindo como um grande processo de expansão formativa e de consolidação do conhecimento da comunidade científica, tanto em nível de mestrado como de doutorado. Dentro deste contexto, o presente estudo objetivou descrever o perfil de egressos de mestrado dos programas de pós-graduação, da escola superior de Educação Física, da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel) e Ciências do Movimento Humano, da escola superior de Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). A descrição deste perfil teve como focos essenciais a formação acadêmica e a atuação profissional dos egressos, antes, durante e após a conclusão do mestrado. Os dois programas foram escolhidos por serem os únicos na área de Educação Física, em funcionamento, no período escolhido, no estado do Rio Grande do Sul (RS). O estudo é descritivo, de base documental, caracterizado por uma abordagem qualiquantitativa realizada através de análise de dados referentes aos currículos Lattes dos egressos. Foram coletados e analisados dados de 117 currículos, 81 da ESEF/UFRGS e 36 da ESEF/UFPel, de egressos do mestrado de 2008 a 2010. Os principais resultados encontrados revelam que 52,14% dos egressos são do sexo feminino, 32,48% dos egressos obtiveram bolsas de estudo, 97,56% dos cursos de formação na graduação são da área da saúde, 95,94% dos cursos de graduação são realizados no estado do RS, na sua maioria em instituições públicas, mais de 3/4 dos egressos fizeram pós-graduação em nível de especialização, 29,91% ingressaram no doutorado e 62,39% estão atuando na docência, tanto em nível superior como básico. Com base na literatura pesquisada e levando em consideração que a preparação para a docência no ensino superior é um dos objetivos da pósgraduação, os resultados encontrados indicam que ambos os programas estão cumprindo com o seu papel no desenvolvimento da pós-graduação brasileira. Cabe ressaltar que os resultados encontrados revelam diferenças e semelhanças entre os programas da ESEF/UFRGS e da ESEF/UFPel e, que mais estudos sobre egressos de mestrados, na área de Educação Física, possibilitariam um aprofundamento nas discussões que permeiam a construção e consolidação destes programas.
 

Endereço: http://wp.ufpel.edu.br/ppgef/dissertacoes-2012/

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