Metabolismo de Gordura Durante o Exercício Físico: Mecanismos de Regulação

Por: Adriano Eduardo Lima da Silva, Fábio Yuzo Nakamura, Fernando Adami, Fernando Roberto De-oliveira e Monique da Silva Gevaerd.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.8 - n.4 - 2006

Send to Kindle


Resumo

Os lipídios são considerados importantes fontes energéticas para a realização de exercícios físicos. Entretanto, os mecanismos de regulação do consumo desse substrato durante o exercício não estão totalmente esclarecidos. O objetivo principal da presente revisão foi abordar mecanismos fisiológicos de controle da mobilização, transporte e utilização de gordura durante o exercício. Os trabalhos indexados no banco de dados Pubmed e Lilacs sobre metabolismo de gordura, foram analisados e os clássicos e recentes foram preferencialmente utilizados. A partir dos dados recentes da literatura, especula-se que o transporte de ácidos graxos do meio extracelular para o meio intracelular pode constituir um dos principais mecanismos limitantes no consumo desse substrato. Estudos sobre o consumo de lipídios durante o exercício devem ser focados sobre esse mecanismo. Em exercício intenso, o menor fl uxo de sangue para o tecido adiposo e a maior taxa de reesterifi cação dos ácidos graxos causa um menor consumo de lipídios durante o exercício. Suplementação de TG tem sido utilizada, mas a quantidade ideal e as formas de evitar desconfortos gastrintestinais não foram determinadas. Os estoques de TG intramuscular podem ser mais efi cientes do ponto de vista biológico, uma vez que não é necessário transpor a membrana plasmática.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/3931

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.