Metabolismo Lipídico e Gasto Energético Durante o Exercício

Por: Adriano Eduardo Lima da Silva, Fernando Roberto de Oliveira, Flávio de Oliveira Pires e Maria Augusta Peduti Dal Molin Kiss.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.10 - n.3 - 2008

Send to Kindle


Resumo

O foco desse trabalho é apresentar um ponto de vista diferenciado, referente ao inter relacionamento de metabolismo lipídico, intensidade/duração de exercício e gasto energético. A idéia central foi utilizar o segundo limiar de lactato como indicador da melhor relação entre gasto energético e tempo de exercício. A partir de dados levantados na literatura e das análises realizadas com estudos experimentais, foi demonstrado que o segundo limiar de lactato corresponde ao ponto de melhor relação entre a taxa de gasto energético e o tempo de esforço. Isso signifi ca que qualquer exercício de baixa intensidade, realizado abaixo do segundo limiar de lactato, precisaria de mais tempo para obter o mesmo gasto energético do que o realizado na intensidade do segundo limiar. Por outro lado, exercícios acima do segundo limiar de lactato apresentam maior taxa de gasto energético, mas devido ao menor tempo de sustentação do esforço, o gasto energético total é menor. Estas considerações têm importantes aplicações práticas no que se refere aos programas de treinamento para redução da massa de gordura corporal.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2008v10n3p308

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.