Metáforas em Campo: o Futebol e Sua Plurivalência Metafórica no Jornal Agora São Paulo

Por: Adilson Silva Oliveira.

2005 06/05/2005

Send to Kindle


Resumo

Esta dissertação, situada na linha de pesquisa Variedades do Discurso, tem por tema as representações lingüísticas metafóricas do futebol no caderno de esportes do jornal Agora São Paulo. A investigação acerca da linguagem jornalística esportiva privilegia as categorias de relevância, manchete e lead, por configurarem receptáculos mais imediatos na apreensão do discurso noticioso. Objetiva-se relacionar o domínio futebolístico com outros domínios semânticos. Essas inter-relações possibilitam compreender o futebol como um esporte que transcende os limites puramente esportivos e se instaura como um fato social, político e cultural brasileiro. A investigação fundamenta-se em estudos sobre a metáfora no âmbito da lingüística cognitivista, com base, principalmente, nos posicionamentos de Lakoff & Johnson. Nessa abordagem, a metáfora assume um lugar de destaque no processo de entendimento da compreensão humana, posto que rege tanto a aquisição quanto o desenvolvimento da linguagem. A análise destaca as relações entre o domínio semântico futebol e os outros domínios semânticos, como a guerra, a religião, a morte, o amor e a novela, o que possibilita determinar que esse esporte é representado por meio de uma pluralidade metafórica.

Arquivo com conteúdo liberado somente para a comunidade da Universidade ou Retido por motivo de patente requerido pelo autor

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.