Método Dança-educação Física: Uma Alternativa de Curso de Especialização Para o Profissional da Dança e da Educação Física

Por: Edson Cesar Ferreira Claro.

156 páginas. 1988

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desta dissertação foi relatar e, fundamentar a proposta teórico-prática do Método de Dança-Educação Física (MDEF), que venho pesquisando e desenvolvendo há quinze anos. Pretendi, com isto, submetê-lo à apreciação da comunidade científica. Em outras palavras, pretendi que o método fosse aceito como estratégia de cunho científico-pedagógico, autônomo entre as alternativas de Cursos de Pós-Graduação - Lato Sensu - (Especialização), para o profissional da Educação Física e da dança, voltado predominantemente para os aspectos da educação, reeducação, manutenção e profilaxia.Para justificar a importância dos resultados positivos e negativos obtidos pela aplicação do Método Dança-Educação Física, durante quinze anos, nas suas várias estratégias - Cadeira de rítmica masculina e feminina, Grupo de dança, Grupo de estudo, Congresso, Aula em academia de ginástica e dança, Curso de reciclagem (curta duração) e Curso de Especialização (longa duração) - foi adotado o seguinte roteiro nesta dissertação: (Capítulo I - Experiências que influenciaram a Construção do Método Dança-Educação Física); (Capítulo II - Sobre o Método Dança-Educação Física - MDEF); e (Capítulo III - Descrição e Análise dos Exercícios que Compõem o MDEF).Ao longo do texto e sempre que necessário, foi utilizada a técnica de "História de vida e de depoimento pessoal", aplicada em Sociologia.O resultado, através da verificação do todo que compõe a proposta, possibilita defender que o Método Dança-Educação Física preocupa-se com a ligação entre estas duas áreas enquanto processo de educação. O método, nascido da experimentação com técnicas ortodoxas e alternativas, seguidas de suas respectivas teorias, apoiou-se no enfoque multidisciplinar amparado na interdisciplinaridade. Quando surgiu a oportunidade de transformá-lo em Curso de Especialização (longa duração), foi possível verificar sua abrangência e eficácia. Esta experiência evidenciou que o Método Dança-Educação Física não pertence a uma pessoa, mas sim, à comunidade que o adapta de acordo com sua necessidade e realidade.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1571&listaDetalhes%5B%5D=1571&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.