Método de Avaliação Dinâmica do Alinhamento Articular dos Membros Inferiores (madaami) de Bailarinos Durante o Plié

Por: Cláudia Tarragô Candotti, Grace dos Santos Feijó, Jefferson Fagundes Loss, Kaanda Nabilla Souza Gontijo e Laís Paixão Ribeiro.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.39 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

No ballet clássico, os desalinhamentos articulares durante o passo plié podem gerar várias lesões. Para avaliar esses possíveis desalinhamentos durante a sua execução, o objetivo deste estudo foi apresentar um Método de Avaliação Dinâmica do Alinhamento Articular dos Membros Inferiores (chamado MADAAMI). O MADAAMI foi validado por 12 especialistas e, para a avaliação da sua reprodutibilidade e da sua concordância com a análise cinemática 3D, 20 dançarinos foram avaliados através de uma gravação de vídeo em que executavam o plié. Para a análise estatística foi usado o coeficiente Kappa (k) (p<0,05) e o percentual de concordância (C). Concluímos que o MADAAMI teve reprodutibilidade intra-avaliador e concordância com a análise cinemática 3D satisfatórias (k>0,40 e C>80%) e se caracterizou como um método adequado e válido para uso por um único examinador.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-32892017000200148&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.