Método e Ação Pedagógica na Educação (física) Infantil: Reflexões a Partir da Semiótica e da Análise do Discurso

Por: Eliane Gomes da Silva e Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel.

XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo é refletir sobre o ‘método”, buscando subsídios para a ação pedagógica na Educação (Física) Infantil. Para tal, vale-se de um diálogo com a semiótica de C. S. Peirce e com o campo da Análise do Discurso. Conclui-se que a compreensão do fundamento geral do método elimina hierarquias entre método “científico” e método “pedagógico”, e possibilita a produção e apropriação de conhecimentos como um processo de interlocução entre professor e crianças, no fluxo da ação pedagógica, concebida esta como confronto com a experiência.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2009/XVI/paper/view/1128

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.