Método Pragmaticista e Pesquisa-ação: a Relação Crença-dúvida-hábito na Conduta Pedagógica de Professoras de Educação Infantil

Por: Eliane Gomes da Silva e .

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O objetivo foi averiguar, com base na semiótica proposta por Charles S. Peirce como se dão, na prática pedagógica de professoras de educação infantil, as relações entre "crença", "dúvida", "hábito" e "conduta". Como estratégia de intervenção na prática pedagógica valemo-nos dos princípios da pesquisa-ação, com observação e registro das práticas pedagógicas, e intervenções no sentido de desestabilizar crenças, produzir dúvidas, alimentar o hábito da reflexão e gerar mudanças de condutas. Concluiu-se que, de um lado, prevaleceu o apego a crenças assumidas como hábitos inveterados, e, de outro, que a relação de alteridade propiciada pela pesquisa-ação (com o pesquisador e com as crianças) pode levar um professor a enfrentar dúvidas e, assim, modificar sua conduta docente.
 



 

Endereço: http://cma.cev.org.br/biblioteca/show/4014645/

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.