Resumo

Este estudo qualitativo teve como objetivo apresentar e analisar um programa de atendimento educacional especializado em Educação Física, proposto para alunos com Autismo, tendo por base uma metodologia de abordagem corporal. Participaram da pesquisa dois alunos Autistas que foram atendidos no período de fevereiro de 2010 a novembro de 2012 em duas oficinas, de Atividades Aquáticas e Corpo Expressão, partes do Projeto Espaço Com-Vivências do Curso de Educação Física da UCB. Foi utilizada como metodologia a etnografia colaborativa, tendo como colaboradores os Professores das duas Oficinas e as mães dos Alunos. Ao final do trabalho é possível afirmar que uma metodologia de abordagem corporal que busque uma comunicação efetiva com os Autistas, como foi o caso da proposta apresentada nesse trabalho, pode permitir a compreensão de sua comunicação, a partir da permissão da sua expressão, de forma que o Aluno, ao se ver compreendido e aceito, possa compreender o meio e assim se comunicar com o mesmo, convivendo plenamente com o seu grupo social.

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