Resumo

O futsal se caracteriza por ser um dos esportes mais praticados e ensinados nas escolas. Essa grande adesão se deve a grande popularidade que possui na sociedade brasileira. Muitas são as metodologias utilizadas pelos docentes para o ensino deste esporte. Os jogos táticos por compreensão são um destes possíveis métodos de ensino deste conteúdo. O presente trabalho possui como objetivo analisar a aplicação de uma proposta de ensino do futsal baseada na metodologia dos jogos táticos por compreensão com estudantes do segundo ano do ensino médio. Este estudo é caracterizado como um relato reflexivo de caráter quali-quantitativo e de natureza descritiva. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: a) proposta de avaliação do nível de conhecimento tático no futsal: uma referência para os esportes coletivos de autoria de Souza (1999) e b) diário de campo do professor. Foram ministradas doze aulas de futsal sob o método dos jogos táticos por compreensão em duas turmas de segundo ano do ensino médio, de uma escola pertencente a Rede Estadual de ensino do Ceará. A amostra foi composta por 26 alunos regularmente matriculados no referido ano. Com relação a aplicação da proposta de ensino, constatou-se que esta requer do docente um elevado nível de organização, conhecimento e adaptação para desenvolver o conhecimento tático declarativo e de tomada de decisão dos alunos, pois a intervenção do professor foi extremamente necessária. No que se refere ao nível de conhecimento tático declarativo e de tomada de decisões, verificou-se que os estudantes apresentaram um baixo nível de conhecimento inicial que foi elevado de maneira significativa após a intervenção proposta, pois a Turma A elevou 23% do conhecimento e a Turma B 22%. Em referência a participação dos alunos, estes demonstraram satisfação, entusiasmo e grande comprometimento na resolução dos jogos táticos, demonstrando insatisfação quando as aulas acabaram. Conclui-se que a proposta de ensino foi muito bem aceita pelos estudantes e elevou de maneira significativa o nível de conhecimento tático declarativo e de tomada de decisões no futsal dos alunos investigados.

Acessar