Metodologia do Ensino das Lutas na Educação Física Escolar

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1Ed. 192 páginas. Fontoura. 2014

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Sobre a Obra

Entende-se que desde que os aprofundamentos de estudos em Educação Física começaram a delinear uma nova abordagem de pesquisa e ensino nessa área do conhecimento, muitos professores que atuam nas escolas brasileiras se restringiram somente ao seu dia a dia, não discutindo sua prática e tampouco a escrevendo. Por outro lado, os estudos acadêmicos têm desvendado teorias que nem sempre são aplicáveis no campo da prática. Portanto, este estudo, se caracteriza como uma ferramenta fundamentada na teoria e na prática para aplicação das lutas na Educação Física escolar e em outros ambientes pedagógicos de atuação do professor e do profissional de Educação Física. O estudo não se esgota neste escopo, mas, é um passo inicial para a promoção das lutas rompendo o preconceito de que as lutas são promotoras da agressividade e da violência.
Capítulo 1.
As lutas e a Educação Física.
1.1 Questões históricas I - a inserção do conteúdo de ensino lutas no contexto da educação física.
1.2 Questões históricas II - lutas: o início da relação com a educação física anterior aos PCN
1.2.1 A integração dos conteúdos lutas no contexto da educação física e nas propostas pedagógicas dos cursos de formação profissional.
1.3 Questões históricas III - lutas, projetos pedagógicos e a formação profissional de educação física
 
Capítulo 2.
Artes marciais e esportes de combate: classificação, história e conceitos.
2.1 Classificações de lutas: artes marciais e dos esportes de combate.
2.1.1 Introdução.
2.1.2 Artes marciais: terminologias, conceitos históricos e filosóficos.
2.1.3 Esportes de combate: questões históricas e terminológicas.
2.1.4 Lutas “da” educação física: questões de Terminologias.
2.2 Classificações das lutas para aulas de educação física.
2.2.1 As artes marciais: história e conceitos técnicos.
2.3 Teorias e práticas metodológicas de ensino de procedimentos técnicos básicos da lutas para uma aula de educação física escolar.
 
Capítulo 3.
Teorias e práticas metodológicas de ensino de procedimentos técnicos básicos das lutas para uma aula de educação física escolar.
3.1 Introdução.
3.2 Definindo os parâmetros teóricos e práticos para as aulas de educação física escolar (efe): procedimentos técnicos básicos das lutas
3.2.1 Parâmetros teóricos: conceitos de violência, luta e briga.
3.2.2 Parâmetros práticos: procedimentos técnicos básicos de variadas lutas.
3.2.3 Alongamentos e aquecimento.
3.2.4 Projeções, rolamentos e quedas.
3.2.5 Atividades de imobilizações.
3.2.6 A arte de atacar com as “mãos vazias” nas lutas.
3.2.7 A arte de usar as pernas para ataques nas lutas.
3.2.8 A arte de se defender: princípios básicos da defesa pessoal.
 
Capítulo 4.
Jogos de oposição na educação física escolar e suas implicações na arte de lutar.
4.1 Educação Física Escolar: Jogos de oposição.
4.2 Fundamentos teóricos e práticos dos jogos de oposição.
 
Capítulo 5.
Abordagens de ensino e planejamento das lutas nas aulas de educação física escolar.
5.1 Introdução.
5.2 Projeto de ação interdisciplinar - modelo.
5.3 O planejamento de ensino - modelo.
5.4 Relacionamento professor aluno e comunidade escolar.
  
Referências.

Sumário

título página
As Lutas e a Educação Física 19
Artes Marciais e Esportes de Combate: Classificação, História e Conceitos 35
Teorias e Práticas Metodológicas de Ensino de Procedimentos Técnicos Básicos das Lutas Para Uma Aula de Educação Física Escolar 65
Jogos de Oposição na Educação Física Escolar e Suas Implicações na Arte de Lutar 143
Abordagem de Ensino e Planejamento das Lutas nas Aulas de Educação Física Escolar 169

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