Metodologia Funcional Integrativa: Relação do Desempenho Motor e Comportamento de Interação Social na Aprendizagem do Nado Crawl

Por: Sara Sara T. C. Kroth.

Kinesis - n.16 - 1997

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste foi verificar o desempenho motor no nado crawl em adultos, após terem sido submetidos a uma metodologia voltada para a aprendizagem social (Metodologia Funcional Integrativa) e relacionar este desempenho motor com as comportamentos de interação social foi o objetivo deste estudo. A amostra intencional foi constituida por seis sujeitos adultos de ambos os sexos matriculados na Escolinha de Natação da ADUFSM. Durante doze aulas o professor foi um estimulador, nomeando atividades e incitando a participação dos alunos para a modificação de regras, resolução de conflitos, reflexões e discussões a respeito das atividades. No decorrer das aulas o grupo foi observado através do Sistema de Registro dos Comportamentos de Interação Social (SIRCIS). Ao final da faze experimental foi aplicado ao grupo um questionário de opinião sobre a experiência de trabalharem em uma metodologia não usual. Criou-se e validou-se uma Matriz de Análise do Nado Crawl (MAC), para verificar o desempenho motor dos Ss. Embora a MFI destaque as relações sociais observou-se que houve aprendizagem do nado crawl. Os resultados indicam que houve correlação significativa entre os escores do SIRCIS e da MAC. Constatou-se a motivação e alegria dos Ss. em envolverem-se em atividades motoras de orientação aberta.

Endereço: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesis/article/view/10177

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.