Métodos Alternativos Para o Cálculo dos Escores e Estatística Descritiva do Instrumento Qdv-da Para Avaliação da Qualidade de Vida de Pessoas com Doença de Alzheimer

Por: Aryadyne Bueno Rocha Szesz, Bruno Pedroso e Mylena Aparecida Rodrigues Alves.

Revista Brasileira de Qualidade de Vida - v.11 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Construir uma ferramenta (utilizando o software de ampla acessibilidade Microsoft Excel) para realização do cálculo dos escores e da estatística descritiva do instrumento Qualidade de Vida – Doença de Alzheimer (QDV-DA), com a respectiva sintaxe no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).

MÉTODOS: As ferramentas construídas a partir do software Microsoft Excel e SPSS com o objetivo de realizar o cálculo dos escores e da estatística descritiva do instrumento QDV-DA foram confeccionadas neste estudo. Tal construção deu-se nos mesmos moldes dos estudos de Pedroso, Pilatti e Reis (2009), que desenvolveram ferramentas para o cálculo dos escores e estatística descritiva do instrumento WHOQOL-100, e da sintaxe SPSS para o cálculo dos escores desse instrumento (GRUPO WHOQOL, 1998) e sua fidedignidade foi testada por meio de simulações, comparando-se os resultados obtidos entre ambas, com o almejo que estes viessem a ser exatamente os mesmos.

RESULTADOS: Os resultados retornados pelo Microsoft Excel e pelo SPSS foram comparados, tendo havido 100% de coincidência em todos os escores de cada item analisado do instrumento QDV-DA.

CONCLUSÕES: Foi possível a disponibilização de um método alternativo fidedigno para os cálculos dos escores e estatística descritiva do instrumento QDV-DA, por meio de plataforma amplamente difundida e de baixa complexidade para utilização.

Endereço: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/9272

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.