Métodos de Avaliação em Educação Física no Ensino Fundamental

Por: e Josias Ferreira da Silva.

Conexões - v.8 - n.1 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar quais são os métodos de avaliação empregados pelos professores de Educação Física para avaliar seus alunos. O referencial teórico esta embasado em especialistas que discutem o tema em uma perspectiva crítica e sociológica. Apresentamos uma discussão envolvendo as Leis de Diretrizes e Bases – LDBs, de nºs: 4.024/61, 5.692/71 e 9.394/96, além das resoluções do Conselho Federal de Educação Física - CFEF, do Conselho Regional de Educação Física – CREF e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs referentes à Educação Física. Os sujeitos envolvidos foram 14 professores de Educação Física, da 5ª à 8ª séries, da rede publica estadual da cidade de Campinas, que lecionam em 10 escolas, nas Diretorias Leste e Oeste. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas, protocolo e os planejamentos dos professores. Resultados: 52% dos professores utilizavam avaliação formal e 47% informal; avaliação automática 21%; prova escrita, trabalhos/pesquisas e interesse/participação 14%; avaliação diagnóstica e avaliação do desenvolvimento físico 9%; avaliação contínua 7%; avaliação tradicional, avaliação oral e avaliação da capacidade com 3% cada uma. Conclusão: A avaliação possui múltiplas funções, agindo principalmente como mecanismo de controle e exclusão, proporcionando importantes elementos de mensuração utilizados pelos professores.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/490

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.