Resumo

Introdução: O método de ensino utilizado pelo professor é de extrema importância para o desenvolvimento da iniciação ao esporte coletivo. Portanto, o profissional deve encontrar ações pedagógicas por meio de práticas alternativas para produzir conhecimento do esporte. Objetivo: Compreender e relacionar as características dos métodos utilizados nas escolas coletivas de esportes e a construção de conceitos relacionados ao esporte pelos alunos. Metodologia:Este estudo é uma pesquisa de campo e descritiva, com análise qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada com a observação de cinco classes, seguindo os critérios estabelecidos em uma ficha de observação. Após a observação, foi entregue um questionário ao professor para identificar seus conhecimentos sobre a metodologia utilizada; em seguida, outro questionário foi entregue aos alunos que desejavam estabelecer o conhecimento relacionado ao conceito de esporte e a preferência entre participar ou vencer. Resultados:Observa-se que, independentemente do método utilizado, a percepção conceitual do aluno em relação ao esporte estava relacionada à saúde e ao prazer. Em seguida, a porcentagem de alunos que decidiram participar em vez de vencer foi predominante nas aulas em que foram utilizados os aspectos do método global, e a turma caracterizada apenas pelos aspectos analíticos tem predomínio na vitória. A competitividade esportiva pode gerar algum benefício orientado para o ponto de vista educacional e de socialização, uma vez que esse aspecto proporciona experiências de trabalho em equipe, colocando a criança em situações de perda e vitória. Mas as exigências exageradas durante o treinamento em que as crianças são submetidas, em busca da vitória a qualquer custo, em equipes esportivas e disputas por títulos importantes para a instituição, elas podem expor essas crianças a tensões extremamente altas, levando até à depressão e à ansiedade. No entanto, os aspectos técnicos, táticos, históricos e culturais do esporte no contexto em que é encontrado não podem ser descontextualizados, como se fossem partes que se juntaram, compõem o próprio jogo.Conclusão: Além da metodologia, fatores externos também acabam influenciando a construção da percepção do aluno em relação ao esporte, para a qual esses fatores não foram abordados no presente estudo.

Acessar