Meu Coração Dorme? Reflexões Acerca do Conteúdo Movimento e Saúde nas Aulas de Educação Física Escolar

Por: , Elisa Barcellos da Cunha e Silva, , Noelle Thais de Matos e Susan Kelly Fiuza de Souza Oliveira.

Corpoconsciência - v.23 - n.3 - 2019

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Resumo

Introdução: Diante das discussões na área de Educação Física escolar foi se percebendo uma necessidade de abandonar as práticas elitistas que levava à exclusão de grande parte dos alunos e o favorecimento de alunos mais aptos fisicamente. Os conteúdos, as práticas corporais e as metodologias utilizadas foram ampliadas/reestruturadas a partir de um trato pedagógico para Educação Física mais reflexivo e inclusivo. A organização curricular da Educação Física tomou novos rumos deixando de lado a rotina mecânica de um modelo racional para uma readequação do seu papel no ambiente escolar. Diante dessas mudanças e a inclusão da Educação Física na Lei de Diretrizes e Bases em 1996 autores traçam propostas de conteúdos e metodologias que ampliam os saberes da área. Objetivo: Este estudo tem como objetivo apresentar o trajeto metodológico do conteúdo “Movimento e Saúde” nas aulas de Educação Física Escolar, bem como analisar o processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo. Metodologia: As aulas foram planejadas e desenvolvidas em 2019, nas turmas dos quartos anos da escola “Arthur da Costa e Silva”, no município de Vitória, ES. O conteúdo “Movimento e Saúde” foi selecionado utilizando a organização curricular de Palma, Oliveira e Palma (2010). Para abordar esse conteúdo nas aulas utilizamos o tema: Anatomia Humana; Subtema: Sistema Cardiovascular; Assunto: Função do sistema cardiovascular, batimentos cardíacos e frequência cardíaca. Estes foram trabalhados através de jogos, brincadeiras e circuito funcional nas aulas. Resultado: O estudo demonstrou viabilidade no trajeto metodológico com adaptações ao contexto do cotidiano escolar e trouxe discussões sobre a temática que possibilitou no processo de ensino e aprendizagem dos alunos a reflexão dos conhecimentos sobre o corpo. Conclusão: Implementar o conteúdo com temáticas sobre o corpo permite ao aluno perceber/refletir o próprio corpo, o corpo do outro, identificar seus limites e suas potencialidades e vivenciar atividades percebendo seu corpo em movimento, promovendo assim conhecimentos significativos aos alunos. 

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/issue/viewIssue/561/73

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