Meu Corpo, Meu Brinquedo – as Contribuições de Vygotsky para Uma Pedagogia Lúdica na Infância

Por: Ana Cristina Cezar Vilhena e .

I Congreso Latinoamericano de Estudios Socioculturales Del Deporte - ALESDE

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho investigou a educação lúdica em uma instituição não-formal de ensino da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, o Projeto de Extensão Universitária "Meu Corpo, Meu Brinquedo". O pressuposto inicial foi o de que a educação voltada ao lúdico é experienciada de forma interacionista, num processo dialético. Nos fundamentamos principalmente em Vygotsky, que afirma que o responsável por criar uma zona de desenvolvimento proximal na criança é o brinquedo. A coleta de dados foi a partir da observação participante, lançando-se um olhar sobre o cotidiano daquela instituição, observando-se o comportamento dos sujeitos, as interações entre os mesmos, o conteúdo das intervenções e sua apropriação pelos sujeitos.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.