Integra

para Jubanana – que nunca me traiu – e para ASA – meu ídolo

No meu mundo ideal, tudo seria igual. Digo, meu mundo, minha vidinha. Estaria aqui, no meu cantinho, no outro lado do mundo. Brincando com meu filho e filhas. Vendo as crianças crescerem. Dando meus roles de bike sobre o Georges river. Continuamente.

Dando minhas aulinhas. Mas com uma diferença: daria aulas em Português. Isso mesmo, Português de Portugal, ou do Brasil mesmo. Todos os dias talvez fosse pedir muito…Uma vez por semana? Luxo. Uma vez por mês? Regalia… Talvez uma aula em Português por semestre… Onde eu não precisasse pensar. Onde não precisasse vomitar teorias. Onde subisse no meu palco e recitasse Drummond. Ou Zé da Luz. Onde pudesse xingar o governo corrupto. E a oposição pior ainda. Onde pudesse chamar o Luxerley de cuzão. Onde pudesse zoar meus alunos parmerenses; dar tapinha na cabeça dos estudantes corintianos. E receber sorrisos amigáveis. Onde as alunas fossem gostosas. E me amassem. E eu amasse elas. E as mal-amadas chegassem, todas manhosas e melosas, pedindo notas, assim “Pissor querido…”…e ganhassem as notas. Quase sempre.

Pois no mundo ideal não sou de ferro. Nem certinho. Nem tão inclusivo assim. Tampouco recebo prêmios por ser um professor excepcional. No mundo ideal eu fico de saco cheio. Erro. Miguelo nas correções. Fico irritado. Falo em português errado (o imperfeito participa do passado?). Mas também canto “coelhinho bossa nova e’ uma brasa, mora!”. E os alunos me recebem gritando “como vai, professor, como vai” quando apareço na porta. E sou um cara generoso. Às vezes.

No mundo ideal o livro texto de sociologia do esporte (e de psicologia, filosofia, fisiologia, historia, tudo) não citaria Bourdieu; nem Piaget. Muito menos McCardle ou Merleau-Ponty. No mundo ideal, alunas e alunos deveriam ler, reler e recitar em voz bem alta todos os dias o livro do Luiz Guilherme Piva, “Eram todos camisa dez” (iluminuras). Ali, pode se ver a essência da educação popular. Do futebol. Do povo. Do canavial. De tudo. Como na historia do cara que rachou a testa ao meter a cabeça para evitar um chute fatal do adversário, a meia altura. Sangue e cartilagem para todos os lados. Mas salvou o gol. Ou a epopeia do time de molambos e miseráveis (não somos todos?) que resolveu excursionar em uma caçamba para jogar na cidade vizinha. E perdeu este jogo. E o próximo. E o seguinte. E nunca mais parou de excursionar. Perdendo. Sempre.

No mundo ideal todos entendem e riem das minhas piadas infames. Dos meus trocadilhos ridículos. Very funny guy. Nunca.

No mundo ideal eu não esperaria o Ano Novo. Renasceria. Refluiria. Replantaria. Refazeria. Reiventaria. Sempre.

Feliz Natal e Ano Novo pros amigos. Pras amigas. Pra quem gosta. Pra quem desgosta. Pros filhos da puta. Pros evangélicos. Pra quem cheira. Fuma. Bebe. Sonha. Pros anjos e pras anjas. Pra quem não tem mãe. Ou pai. Pra quem tem. Pra quem teve. Pra quem vai ter. Pra quem vai ser. Pros pernas-de-pau. Pros desafinados. Pros sem ritmo. Pros cornos.

Acho que inclui todo mundo

Ah! Pros torcedores da Lusa também.

Por Jorge Knijnik
em 12-12-2014, às 9:02

12 comentários. Deixe o seu.

Comentários

JK, Vc esqueceu dos torcedores do CSA – Centro Sportivo Alagoano.
Publiquei a sinopse do livro do Luiz Guilherme Piva na biblioteca do CEV. Com entrada pra quem costuma encarar livro usado baratin – ou mesmo novo, tinindo, com preço oficial – na Estante Virtual (rimou!)

http://cev.org.br/biblioteca/eram-todos-camisa-dez/

Laércio

Por Laercio Elias Pereira
em 12-12-2014, às 14:28.

Eu torco pro CRB em Alagoas – que meteu 6×0 no CSA no inesquecivel jogo da Sofia, em 1939. O Piva sabe disso tudo, mas nao conta.

Por Jorge Knijnik
em 12-12-2014, às 17:36.

Valeu Laidjon !!! Mas não sê ego(ísta)cêntrico… No NOSSO mundo ideal, tudo vai e vem, como um bumerangue ou uma onda no mar (já diziam Frejá e Lulu)!!! E por isso Eu canto: “LUSA, LUSA, LUSA GOOLLL !!! Agora quem dá a bola é a Lusa…” ou então: (Até até a pé nós iremos, por onde der ou vier… Mas o certo é que nós estaremos, com a Lusa onde ela estiver !!!” Mesmo na Série C… Isso é a vida. É bonita e é bonita !!!

Por veleiro
em 12-12-2014, às 18:39.

Fala JK, o ídolo de milhões!
No meu mundo ideal eu assistiria suas aulas em português, mesmo que fosse em português de Portugal!(rs) Tem hora que o IngRês cansa!
E eu também não precisaria reafirmar mentalmente que quando um DOCENTE, dentro de uma instituição de ENSINO, passa ao seu lado e dirige o olhar para a parede ou para o chão, é apenas uma questão cultural…
Mas, no meu mundo real, minha namorada chegou ontem para passar as férias aqui. / A grande maioria das pessoas com quem me deparo nas ruas, mesmo a noite, são gentis e cordiais. Quando descobrem que sou Brasileiro logo perguntam sobre nosso futebol. Sempre respondo que é a paixão nacional… Ainda que não seja a minha! /0
E nesse Natal, assim como no Thanksgiving, nós (Eu, Paula e as duas housemates) assistiremos o especial do “Charlie Brown.”
Certo “Charlie Brown?!”
Abraços,
ASA.

Por ASA
em 13-12-2014, às 2:38.

To’ – carimbo’ sirimbo’ e’ gostoso! E’ gostoso em Aveiro’!!

Por Jorge Knijnik
em 13-12-2014, às 3:11.

Querido ASA! Este seu segundo paragrafo diz tudo…maos no bolso, olhares vazios – dificilimo, quase impossivel de se acostumar!
Charlie Brown era pra ser segredo, agora a Banana liberou geral! Viva a Chiquita!
Um forte abraco, meu ASA!!!

Por Jorge Knijnik
em 13-12-2014, às 3:13.

Jaja… muito bom! E adorei a lembrança p os torcedores da Lusa Rsrs. .. Sempre é uma delícia ler seus textos

Por Andrea Becker
em 15-12-2014, às 3:32.

Lusa ate’ o fim (da luz…) …qdo chegas?!

Por Jorge Knijnik
em 15-12-2014, às 14:02.

Lusa?
Luz?
Fim do túnel, quando cegas????
Só os torcedores da portuguesa, que lotam um Puma, para não ver a realidade….
Time em fase de extinção
Da terceira pára.

Por Daniel Carreira Filho
em 19-12-2014, às 20:33.

Reitero meus votos de tudo de bom inclusive, e especialmente, pros torcedores da LUSA! Viva Eneas!

Por Jorge Knijnik
em 20-12-2014, às 5:53.

caramba! não te conhecia.

nem sei como cheguei aqui, tropeçando nos barrancos do google.

você escreve melhor que eu e elogia assim o meu livro!!!

estou muito orgulhoso e feliz.

muito obrigado.

grande 2015!

abraço.

piva

Por Luiz Guilherme Piva
em 8-01-2015, às 23:46.

LG Piva! Voce por aqui, que surpresa agradavel! Parece que o Google escreve certo por linhas tortas? So’ sei que em em face de um comentario do autor de uma biblia da futebologia nacional, da ate medo, parece um sacrilegio responder qualquer coisa…
Bom, esta resposta esta meio religiosizante demais…Talvez sejam os ecos natalinos? Ou l’esprit de cette epoque? Nao, acho que e’ porque seus textos e seu livro sao divinos!
Quero mais. Muitchos mais. Merci
abracao

Por Jorge Knijnik
em 9-01-2015, às 6:22.

Acessar