Resumo

A VIII Conferência Nacional de Saúde, de 1988, maior instância de participação popular na área, concebeu saúde como ?direito de todos e dever do Estado?. Além disso, reafirmou a importância da ação interdisciplinar no âmbito da saúde e no trabalho multiprofissional para a integralidade das ações e serviços em saúde. Neste cenário, nove anos após, os profissionais de Educação Física são reconhecidos como membros da equipe de saúde, dentre treze cursos de nível superior. Também, ocorre a divulgação do documento síntese das Diretrizes Curriculares Nacionais para graduação para discussão da comunidade, pelo Ministério da Educação, reforçando tais compromissos. Apesar da ação política, Faculdades e Instituições de Ensino Superior, públicas e particulares, passaram a reelaborar seus projetos pedagógicos de acordo com o documento, sem oportunizar experiência e reflexão no ensino. Contudo, destaca-se a Faculdade de Educação Física - FEF/UNICAMP, pioneira na introdução da Saúde Coletiva no seu currículo, desde 1997. No âmbito exploratório desta pesquisa, busca-se gerar informações que possam contribuir para o processo de construção de modelos de estudos em Saúde Coletiva e Performance Humana. Especificamente, procura-se descrever e analisar o desenvolvimento de uma edição da disciplina homônima na FEF/UNICAMP, com vistas a isolar e aprofundar questões fundamentais de categorias temáticas e metodológicas representativas que a compõe. O grupo populacional de referência neste estudo será representado pelo conjunto de alunos matriculados na graduação em Educação Física da FEF/UNICAMP, que satisfaçam os pré-requisitos para cursar a disciplina no primeiro semestre letivo, período diurno e noturno. O protocolo desta pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UNICAMP. Realizou-se pesquisa-ação, método que implica o pesquisador estar envolvido operacionalmente com seu objeto de pesquisa e participar nos problemas investigados. Procedeu-se à observação participante com anotações em diário de campo conforme roteiro de registro, que inclui componentes descritivos e reflexivos. A sistematização dos dados segue a racionalidade dos blocos temático-metodológicos do desenvolvimento do curso, quais sejam: i) Construção do modelo de intervenção; ii) Avaliando o suposto conhecido; iii) Operando o ?cyberspace?; iv) Visão e apreciação da bibliografia básica; v) Epidemiologia das Capacidades Físicas. Obtivemos associação de diferentes abordagens (qualitativas e quantitativas). Reconheceu-se no diário etnográfico o registro metodológico dos dados. Procedeu-se à análise de conteúdo, conforme Bardin, para investigação de categorias explicativas dos respectivos componentes do curso. Trataram-se das avaliações discentes com os recursos estatísticos das medidas de centralidade e dispersão. Apresentam-se resultados e discussões, destacadamente, nas seguintes perspectivas: i) Telemática no ensino universitário; ii) Outros aspectos relevantes, a saber, produção acadêmica em grupo, realizada pelo GSCEAF durante todo o processo de planejamento, operacionalização, apresentações dialogadas e avaliação na disciplina; Saúde Coletiva e Atividade Física como campo de conhecimento a ser explorado pelos profissionais da Educação Física.

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