Mindfulness em Educação Física: Desenho e Análise de Uma Unidade Didática

Por: Irene López Secanell e Luis Asensi Borderia.

Lecturas en Educación Física y Deportes - v.23 - n.249 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desta pesquisa foi desenhar e analisar a percepção de uma unidade didática de Mindfulness na aula de Educação Física para alunos do ensino fundamental. Uma metodologia qualitativa tem sido utilizada através da análise dos instrumentos do grupo focal e do caderno do aluno. Para a análise das informações, o programa ATLAS.ti 6.0 foi utilizado. Foram 5 sessões para um total de 129 alunos. Os conteúdos foram baseados nos trabalhos práticos de Rechtschaffen (2017) e González e Rodrigues (2016): respiração, atenção e mindfulness em movimento. Os exercícios foram adaptados às diferentes faixas etárias. Os resultados mostram como a unidade didática favorece o relaxamento, a concentração, a atenção e a consciência corporal da maioria dos alunos, embora se confirme a necessidade de adaptar as atividades para os alunos do primeiro ciclo.

Endereço: https://www.efdeportes.com/index.php/EFDeportes/article/view/884/578

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.