Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o método minivoleibol como processo facilitador para o ensino-aprendizagem do voleibol nas aulas de Educação Física em três escolas Estaduais de Ensino Fundamental, nos anos finais de Arcoverde. A pesquisa se confirma com uma metodologia que se caracteriza como pesquisa de campo, de cunho descritivo e de natureza qualitativa. Optamos pela abordagem da etnometodologia para descrever a realidade das escolas estaduais de Arcoverde, as quais tomamos como universo de pesquisa, mediante a nossa pesquisa exploratória. A amostra foi formada por 4 professores de Educação Física, que trabalham na rede pública estadual, tendo como instrumento a entrevista narrativa. A análise dos dados utilizou os conceitos-chave da etnometodologia, a saber, prática/realização, indicialidade, reflexividade, accountability e a noção de membro. Verifica-se que todos os participantes utilizam o minivoleibol nas suas aulas, por proporcionarem maior aprendizagem. Pode-se concluir que o minivoleibol pode ser considerado um conteúdo para a aprendizagem do voleibol no ensino fundamental nos anos finais.

Acessar