Mobilização Para o Saber, Discurso Pedagógico e Construção de Identidades: Uma Análise do Livro Didático Público de Educação Física do Estado do Paraná

Por: Davi Marangon.

260 páginas. 2009 01/03/2009

Send to Kindle


Resumo

Estudo de caso sobre o processo de constituição da mobilização para o saber no discurso pedagógico substancializado no Livro Didático Público de Educação Física destinado aos alunos do Ensino Médio do Estado do Paraná. Objetiva compreender o funcionamento das lógicas intrínsecas aos processos de mobilização para o saber da Educação Física, enfocando a constituição das identidades pedagógicas monológicas e/ou dialógicas, como resultado do sentido que se dá à mobilização para a realização das atividades pedagógicas. Constrói o quadro teórico na interlocução estabelecida entre os conceitos de relação com o saber, de Bernard Charlot, e de discurso pedagógico, de Basil Bernstein, articulados com a visão dialógica de mundo de Mikhail Bakhtin. Usa como instrumento metodológico o modelo de Bernstein sobre a estruturação do discurso pedagógico e analisa esse discurso utilizando dados quantitativos e qualitativos. Analisa o contexto sócioideológico da produção dos textos e os sentidos da mobilização para o saber no discurso pedagógico da Educação Física, valendo-se das dimensões interativas e organizacionais sugeridas pelos enunciados do Livro Didático e pelas entrevistas com os seus autores. Constata os indícios de classificações e de enquadramentos no discurso instrucional e no discurso regulativo e a presença das duas lógicas de identidade pedagógicas conduzidas por esses discursos. Confirma que, ao ser orientada por valores de classificação fortes ou por valores de enquadramento polarizados, distantes de valores intermediários, a mobilização para o saber conduz para a construção de identidades monológicas. Por outro lado, sendo a mobilização para o saber orientada por valores de classificação fracos, ou por valores de enquadramento intermediários, conduz para a construção de identidades dialógicas. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.